sexta-feira, 8 de junho de 2007

As virtudes

O (A) de Luisette (com dois t's nunca esquecer os dois t's) falou no espírito estatutário deste blog... há que criá-lo sim senhor, não numa prespectiva restritivó-fascizóide nem anarco-libertária - assim mais ou menos no meio, onde está a virtude e outras coisas interessantes. Vamos então reflectir sobre virtudes.

Na minha terra, masnda a tradição japonesa o Bushido (武士道) e baseia-se em sete grandes virtudes:

- Gi - Rectidão

- Yu - Coragem

- Jin - Benevolência

- Rei - Respeito

- Makoto - Honestidade

名誉 - Meiyo- Honra

尽忠 - Chugi - Lealdade

Estes foram sempre os sete pilares do código Samurai que eu aprendi num grupo há mais de 50 anos (por acaso também eramos sete)... estes e uma boa espada para quando a coisa corria para o torto, sim porque às vezes isto vai lá com falinhas mansas!

As Sete Virtudes Celestiais definidas pela Igreja Católica (em contraponto aos Sete Pecados Mortais) são:

- a Castidade - Castitas (por oposição à Luxúria)

- a Generosidade - Liberalitas (por oposição à Avareza)

- a Abstinência - Frenum (por oposição à Gula)

- a Diligência - Industria (por oposição à Preguiça)

- a Paciência - Patientia (por oposição ao Ódio)

- a Caridade - Humanitas (por oposição à Inveja)

- a Humildade - Humilias (por oposição à Vaidade)

Infelizmente revejo a Igreja Apostólica Católoca Romana mais dentro dos parentesis do que fora deles (como é que é mesmo aquela história do faz como ele diz e não como ele faz?), mas enfim, isso já é o meu mau feitio...

Na minha nova terra que é a Beira Interior deste nosso querido cantinho aprendi que as Virtudes do Tuga são só três (porque sete dá muito trabalho)... e eu cá voto nessas para mandamentos fundamentais deste blog.

- Desenrascanço (aliado à inegualável capacidade de pôr as culpas no vizinho se a desenrascadela tiver corrido mal)

- Verborreia (assim tipo uma ligação directa cérebro-intestino: pensa que caga sabedoria (e tendo vernáculo opinativo a coisa até soa bem), mas no fundo no fundo o que saem são pensamentos de m...)

- Esperteza (às vezes saloia, é certo) porque cá o tuga pode ter muitos defeitos, mas não é parvo, e se alguém o julga menos sagaz ou com pouca argúcia rapidamente descobre a sua manha ou como diria o outro... TOOOOOOOOOOOOOOOMA!!!




Sem comentários: