quinta-feira, 14 de junho de 2007

PESSOA - A não esquecer

PESSOA

Há que divulgar!

Este indíviduo de personalidade múltipla, nasceu há precisamente 119 anos (14 de Junho de 1888). Desapareceu em 1935 e deixou rasto.

De nome original fácil de identificar:Pessoa (Fernando). Para confundir socorreu-se de outros nomes (heterónimos), pelo que se aconselha a ler os seus escritos em poema e em prosa, afim de melhor se poder avaliar a sua personalidade e perceber a sua Mensagem. Criou o Livro do Desassossego, com o premeditado propósito de precisamente, desassossegar. Há mesmo quem tenha, voluntariamente, lido o que escreveu uma infinidade de vezes e repita os seus textos em escolas e outros espaços públicos. Devemos estar informados e esclarecidos!

Sabe-se que andou pela Tabacaria e foi Guardador de Rebanhos. Autor confesso de uma Tragédia Subjectiva. Um perigo!

É pois importante, fundamental, lê-lo e incentivar a que outros o leiam. Ofereçam Pessoa às pessoas de quem gostam e motivem os que nunca o leram, a fazê-lo, para seu próprio bem!

Suspeita-se que circule por aí também como Bernardo Soares, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos ou Ricardo Reis. Eu sei que sabem mas é bom relembrar e lembrar a quem já tenha esquecido. Vale a pena.






Nota: descobri estas imagens do dito, nas Caldas (da Raínha, claro). Há lá mais, num estabelecimento fronteiro ao jardim do museu José Malhoa.







Sem comentários: