quarta-feira, 11 de julho de 2007

EM SOLITÁRIO - II VOLTA AO MUNDO



Skipper Genuíno Madruga
volta à aventura e zarpa no próximo dia 25 de Agosto






Açoriano das ilhas de Mau Tempo no Canal que Nemésio imortalizou, nasceu no Pico, freguesia de S. João, e vive no Faial.

TERÁ COMO DESAFIO MAIOR, A PASSAGEM PELO CABO HORN NA PATAGÓNIA
"Hemingway", assim foi baptizada a embarcação veleira com a qual realizou a primeira viagem de circum-navegação e irá repetir, embora com rotas diferentes , por mais tempo e com maior grau de dificuldade, a partir do próximo dia 25 de Agosto.
Se com " O velho e o mar" Ernest Hemigway homenageou os pescadores, Genuíno Madruga, como pescador, quis homenagear Hemingway.
Já em 1984, enquanto profissional da pesca, adquiriu a primeira embarcação cabinada a operar nos Açores construída em fibra de vidro. De 12m de comprimento, apresentava-se apetrechada dos mais modernos meios auxiliares de navegação e pesca. Denominada "Guernica", como reconhecimento pelo heroismo e coragem da resistência dos habitantes daquela cidade espanhola contra Franco, expressa por Picasso na famosa pintura com o mesmo nome. Inovador, despertou noutros companheiros a emegência de enveredarem também por esse caminho.
Marcel Bardiaux, de Leste para Oeste foi o primeiro navegador solitário a passar o Cabo Horn, o ponto mais a Sul da Terra. Em 1975, este ex-prisioneiro por duas vezes da Alemanha nazi durante a II Guerra Mundial, numa das mesas do famoso "Peter" Café Sport na cidade da Horta, olhando o Atlântico incutiu-lhe de tal maneira a tentação da aventura que, nos 20 anos seguintes congeminou e planeou.
Voltaram a encontrar-se em 1998, Marcel Bardiaux tinha então 88 anos. Mas foi decisivo. Genuíno Madruga determinou-se, decidiu-se e partiu a 28 de Outubro de 2000, chegando a 18 de Maio de 2002, completando a circum-navegação na pasagem por Guadalupe, em 13 meses e 21 dias. Solitário.
Volta a partir a 25 de Agosto, com passagem prevista pelo Cabo Horn, que se apresentará como o maior risco e um enorme desafio à sua resistência e tenacidade. Esta II Volta ao Mundo, decorrerá por 23 meses, ou seja, 10 meses mais que a primeira, com percursos mais longos e rotas mais complexas.
Santa Catarina (Brasil), Ilha da Páscoa, Austrália, Timor Leste, Madagáscar, África do Sul e Sta Helena, serão alguns dos seus pontos de paragem. Regressará em 2009.

5 comentários:

KIKUCHIYO disse...

TAMBÉM QUERO IR!!! Mr MADRUGA - LEVA-ME CONTIGO!!!!!

punta fina disse...

solitário, meu caro!solitário.Pois é, arranje uma barcarola, meta-lhe dentro uma arca carregadinha de cerejas e...ala bote!Sozinho.Pode levar um boneco de pelúcia.

KIKUCHIYO disse...

E uma boneca insuflável? ;)

Anónimo disse...

Pode ser...mas há sempre o risco dos gases!

punta fina disse...

o anónimo é punta fina...