sábado, 23 de junho de 2007

Sir ARTHUR CONAN DOYLE (scotch) - O criador ....

De Sherlock Holmes. Desse mesmo, do célebre dective.
A crítica da especialidade vinha considerando que a obra de maior popularidade deste médico de profissão, seria "O cão de Baskerville".
Aturadas investigações levaram à descorberta recente de um outro livro de sua autoria, de excelente qualidade literária e deliciosa trama, a publicar de imediato.
Os familiares herdeiros e descentendes de Sir Conan Doyle, vão contratar os serviços das "Sete Mágnificas...Cabeças" para procederem à promoção e divulgação deste livro inédito.
E já nos descreveram (naturalmeente e ainda, sem grandes detalhes) excertos do livro.
A trama desenvolve-se entre a Ribeira Grande, Coimbra e Macau. De luisette (com dois tês, o pormenor dos dois tês é crucial), desempenha papel destacado, mas DOC e FADO serão mesmo os protagonistas.
DoN, com uma Olimpus de 214,5 megapixels, é o fotógrafo que recolhe as provas dos aspectos mais sinistros, embora sofra uma profunda desilusão ao constatar que De luisette (claro, com dois tês), acabou de adquirir uma Nikon de 511 megapixels, e fica muito abalado e abala para as termas do Cartaxo, onde tem contactos com a Condessa do Cadaval (torna-se espiritualista transcendental, mas recupera quando descobre que Naomi Campbell usa fio dental em detrimento da pasta dentífrica).
Kikuchyio deixa de comer cerejas, leva nas Ventas, em Madrid, uns migos a ver uma tourada e parte depois para uma prova de todo o terreno com um triciclo. Vem a saber-se mais tarde, que o surripiou à sobrinha Kika que, por sua vez, resolve mandar para punta fina 5kgs de Ovos moles provocando-lhe uma diarreia durante mais de 3 semanas (bem bom que ele estava de férias e aproveitou para "meter" baixa).
Don Fuas que não conseguia tirar o pé do Sítio, finalmente decide-se por descalçar a bota, andar ao pé coxinho e comprar umas modernas sete saias na Nazaré e assim, passar disfarçado. Não conseguiu.
DOC mantém escondido e FADO não aparece.
Kikuchyio, Don Fuas, Don e punta fina unem esforços, movem flatulências e a coisa borra-se. Um pandemónio. O final é surpreendente!
O novo, novo aúdio de De luisette (insisto, com dois tês) é fabricado na Etiópia na empresa "Sei -lá-se-é", avaria instantâneamente e causa prejuízos avultados nos electrodomésticos dos vizinhos, mas a coisa vai melhorar...
DoN está feliz. A sua Olimpus de dupla objectiva, tira duas fotografias simultâneas num ângulo de 382º com a mesma pessoa a aparecer de frente e costas e tem 729 meegapixels (Tooooooma!)...
Kikkuchyo que partiu para o Tibete onde fica em retiro espiritual com o Dalai Lama, fala tibetano fluentemente, prepara-se para subir o K2 com João Garcia (há muito que sonha ter um nariz igual) e já anda a comer gelados porque faz parte da preparação. Pensa, mais tarde, fundar uma empresa de gueixas com o Cat Stenvens. Fidel Castro vai ser sócio de ambos.
Tendo mandado o disfarce às malvas, Don Fuas, homem dado a grandes eventos, é personalidade destacada na feira Internacional de Sexo para transsexuais a decorrer no mosteiro da Batalha. Afonso Domingues não gosta e Don Fuas corre tudo à bofetada e manda o Derlei para o Sporting. Há quem resmungue em surdina.
punta fina pisga-se. Dá asas de vila Diogo, dá de frosques, põe-se a milhas, dá corda aos sapatos, põe-se na alheta, parte para outra (já se desconfiava) e, de fugida, vai dizendo que "DOC e FADO" vaaããão apareceeer! E desaparece.

Sem comentários: