
O Peixe faz bem. A actualmente tão divulgada e salientada importância do ómega3 como elemento fundamental da alimentação e de preservação da saúde, reforça a necessidade e o hábito de se comer peixe. Não há iogurte, por mais rico que seja, cuja relação se aproxime sequer das percentagens de ómega3 que o peixe contém.
Não sendo essa a divulgação e abordagem que aqui se faz, trata-se de um detalhe que se considera dever manter no conhecimento de todos.
Passemos então ao assunto.
Nos Açores, saiu do prelo já há algum tempo, um interessante Guia do Consumidor dos Peixes Açorianos, edição do DOP - Departamento de Oceonagrafia e Pescas dos Açores, de autoria conjunta de Les Gallagher, Filipe Porteiro e Carla Dâmaso.
Bilingue, o guia salienta as espécies mais pescadas nos Açores, referencia as consideradas Friend of the Sea e Dolphin Safe e destaca detalhes relativos a diversos aspectos relacionados com cada uma das espécies; Habitat, artes de pesca aplicadas para as respectivas capturas, dados biológicos e estatuto de conservação.
Para informações sobre eventual aquisição acesse-se http://www.horta.uac.pt/ ou http://www.cepropesca.info/.
Sem comentários:
Enviar um comentário